segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Telhado Embutido

   Boa tarde pessoal, vou falar agora de um assunto da qual sou apaixonada, os telhados embutidos.


   Sem dúvida uma das tendências da arquitetura moderna é a casa com telhado embutido. Geralmente feitos com alvenaria, seguindo o padrão da casa ou revestido com algum acabamento como pedras, tijolinho a vista ou madeira. O telhado embutido é ideal para casas com linhas retas que seguem o essa nova tendencia de arquitetura contemporanea e vai muito bem em casa que misturam o novo e o velho.
   O telhado embutido, nada mais é que um telhado simples escondido por uma platibanda em alvenaria. É comum a utilização de telhas em amianto por causa da necessidade de menor inclinação em comparação as telhas cerâmicas, diminuindo assim a altura da alvenaria de cobertura, economizando em mão de obra e material.


   Para fazer um telhado embutido temos que tomar alguns cuidados. Como o telhado não tem caídas de água livre, é essencial a instalação de calhas recolhedoras para não deixar a água empossada sobre a laje. Rufos também são muito importantes quando se tem um telhado que nasce de alguma alvenaria, para não criar frestas que possam encher sua laje de água. Outro ponto simples mas também importante é a pingadeira em granito, que além de selar a parte superior da platibanda ajuda em evitar manchas de água escorrendo.



   A casa sem telhado pode ser feita de duas maneiras: com telha embutida ou com placas de concreto pré-moldadas. Existem diferenças de preços entre os dois métodos, e o com telha de amianto embutida é a opção mais barata.

Veja o projeto de uma casa com telhado embutido.





Antes de construir um telhado feito com telha ondulada de amianto (ou fibro-cimento), avalie alguns pontos negativos: as telhas são frágeis e quebram com facilidade; atração térmica é grande e em cidades com grandes oscilações de temperatura as rachaduas são frequentes; a absorção de calor é pequena; e o fator ecológico: a extração do amianto pode provocar sérios danos aos pulmões é até câncer, por isso já foi proibido em vários países.




   Um outro método, mais atual e muito usado pelos arquitetos, é o telhado embutido feito com placas pré-moldadas de concreto (veja o esqueminha acima), onde são feitos vários processos de impermeabilização até garantir o funcionamento perfeito desta estrutura.
   Dentre as vantagens – fora tudo o que já falei sobre o outro médoto ali em cima – estão o custo menor que o da casa com telhado aparente e, comparado com o método da telha de amianto, a diminuição da altura da platibanda, o que dá mais liberdade para o desenho da fachada!

 







E convenhamos que é um projeto mais lindo que o outro! Difícil é escolher!



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se a pingadeira da platibanda no caso do telhado embutido, pode ser de material mais barato como a ardósia por exemplo e se precisa ter o friso na parte inferior da pingadeira próximo a borda, para que não escorra pela parede? Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Entrei pensando que iria ensinar a calcular o telhado. Fui tapeada!!!

    ResponderExcluir