segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tijolo ecológico ou Modular

    Olá pessoal, hoje resolvi explorar um pouco sobre os tijolos ecológicos.
   Abaixo segue suas vantagens e desvantagens. Eu particularmente adoro, e acho lindo, pois deixa a casa ou o ambiente mais rústico.

   O tijolo ecológico é uma alternativa verde aos tijolos normais, com muitas vantagens e algumas desvantagens.

   Composição:
   O tijolo ecológico (também conhecido como o tijolo modular) é construído a partir de uma mistura de solo, cimento e água, que se posiciona de uma maneira especial e pressionado manualmente ou mecanicamente, recebendo até 6 toneladas de pressão, com forte ligação do grão e tornando o processo de queima do forno, que é comumente usado em tijolos de barro comum, desnecessários.

   Tipos de tijolo ecológico:
   O tijolo ecológico é muito mais do que uma estrutura simples de tijolos que ocupa uma parede: com suas características físicas que proporciona economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza dos campos, tornando a sua casa em um lugar agradável, relaxante e seguro. Ao eliminar o desperdício típico de uma obra comum, além de minimizar o tempo e o custo do método de trabalho intensivo, o tijolo modular permite a construção rápida e barata de casas.



   Com três formatos diferentes: tijolo inteiro, tijolo meia e canal, a casa pode ser construída para formar uma cadeia de vetores que são reforçadas através da fixação de portas, janelas e paredes, permitindo a inserção da rede elétrica, hidráulica, televisão por cabo, gás, telefone e interfone dentro de seus furos, acelerando ainda mais a construção.



Vantagens:

·         O tijolo é feito de eco-manual ou prensa hidráulica, com pressão equivalente a 6 toneladas, o que torna regular, com faces lisas, permitindo um encaixe perfeito, tornando o cálculo de unidades a serem utilizados em todas as paredes e todo o trabalho, sem a necessidade de cortar o tijolo.
·         Devido às suas faces lisas e apto duplo, as paredes mantêm uma corrida perfeita e bela acabamento, oferecendo beleza estética do edifício.
·         Sua arquitetura evita o uso de pregos, arame, madeira e folhas da parede pronta para a incorporação da rede hidráulica, elétrica e outros.
·         Têm isolamento térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos de ser aquecida pelo sol, sofrendo o deslocamento para cima e deixe esfriar para baixo, além de reduzir a umidade nas paredes.
·         Os acessórios foram desenvolvidos para aumentar a resistência da estrutura, e para facilitar sua colocação e diminuir drasticamente o tempo de conclusão.
·         Devido suas faces lisas e belas, não há necessidade de gesso ou a colocação de azulejos e outros acabamentos, quando desejado.
·         O cimento é utilizado em pequenas quantidades no edifício de tijolo modular e as colunas e vigas podem ser feitas facilmente utilizando os furos e tijolos canal.
·         A construção modular com o trabalho de tijolo favorece a limpeza e menos entulho e perda de material.




Contras:

·         O tijolo ecológico requer um pedreiro qualificado, com conhecimento básico da técnica de aplicação e requisitos de sistema na montagem e colocação de paragens e hardware.
·         Pode ser usado em climas secos, mas em climas muito úmidos ou em locais onde existe uma maior exposição à umidade, não é muito confiável e não foi testado o suficiente.





Você pode optar por construir a casa inteira de tijolos ecológicos como também fazer uma parede apenas para a decoração, ou uma bancada na cozinha, no jardim, enfim ouse na sua criatividade e mãos a obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário