quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Projetando uma escada

   Continuando a falar sobre escadas, vamos ver a seguir como calcular uma escada ideal!!

  
   Se você nunca projetou uma escada, deve estar pensando: “mas o que tem de tão difícil? É só dividir o pé-direito pelo número de degraus!” Bem, não é tão simples assim. Antes de começarmos a calcular, você precisa saber de 6 coisas importantes:
  1. A altura ideal para um degrau é de 18cm.
  2. A profundidade ideal para um degrau é de 27cm.
  3. A altura do degrau é proporcional a sua profundidade, de acordo com uma fórmula que veremos mais tarde.
  4. O número de pisos é sempre 1 a menos que o número de alturas ou degraus, pois o primeiro não conta por ser a rés do chão.
  5. A largura de uma escada para a passagem de uma pessoa deve ser de no mínimo 80 cm. Dependendo da necessidade, esse valor pode ser muito pequeno, então pode-se adotar 120 cm como valor mínimo.
  6. O vão da escada deve estar posicionado corretamente para que ninguém bata a cabeça no teto. Quando a altura do degrau até o teto começar a ficar menor que aproximadamente 2 metros, deve-se começar a abrir o vão.
Agora vamos começar. Veja o que você vai precisar para calcular:
  • Saber a medida do pé-direito (a altura entre os dois pavimentos) - em uma casa básica pode medir entre 270 a 300cm.
  • Saber a espessura da laje do teto.
  •  Saber a quantidade de degraus que você quer.
1) Achando a altura do degrau
    Esse primeiro cálculo é feito em forma de tentativas. Para achar a altura do degrau, você tem que pegar o valor do pé-direito, somar com o valor da espessura da laje e dividir pelo número de degraus. O número de degraus você estipula, e o resultado dessa conta tem que dar algo em torno de 18cm, que é o valor ideal. Por exemplo:

    Se usarmos um pé-direito de 280 cm, uma laje de 20 cm de espessura, com 17 degraus, iremos encontrar o valor de 17,64cm. Se dividirmos por 16 degraus, o valor será 18,75cm. Logo, adotamos 17 degraus por ser o valor mais próximo de 18 cm para altura do degrau.
   Agora que você já tem a altura do seu degrau, podemos achar a sua profundidade.

2) Calculando a profundidade do degrau

Para calcular o comprimento, é muito simples. Apenas multiplique o valor da profundidade pelo número de pisos. Lembrando que o número de pisos é sempre 1 a menos que o de alturas. Então se temos 17 degraus, iremos usar 16 pisos:
16 x 27,72 = 443,52 cm
Ok! Sua escada já está pronta para ser desenhada. Vou resumir o que descobrimos:
Para um lugar com pé-direito de 280 cm, com laje de 20 cm temos uma escada com
17 degraus
altura de 17,64cm
profundidade de 27,72cm
comprimento de 443,52cm
Lembrando que existem vários tipos de escadas (em caracol, pré-fabricadas, em L, em balanço) e você pode dispô-las da forma que achar melhor em sua planta. É sempre recomendado usar pavimentos de descanso ou contínuos para que a subida não seja tão cansativa.

Simples não é?

:)

Fonte: Arquitetônico UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário